conectar CONECTE-SE A SIMONSEN »
Fechar [X]

Secretaria On-line: Representa sua vida acadêmica na Faculdade. Através dele você poderá visualizar suas notas, Histórico escolar, Horário das Aulas, Protocolo On-line entre outras mais ações apenas pela internet.

Webmail: Representa seu e-mail simonsen. Através dele você poderá visualizar e responder seus e-mails como desejar. Fique atento, pois a instutuição estará se comunicando com você através do seu e-mail Simonsen

Secretaria On-line

Matrícula: Ex: 200650211

Senha:

Email Simonsen

E-mail:Ex: simonsen@simonsen.br

Senha:

Fechar

logo_simonsen

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

ESCLARECIMENTO DO CURSOESCLARECIMENTO DO CURSO »

O curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados, passou a denominar-se curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, conforme determinação da Secretaria de Educação Tecnológica em função da Portaria nº 281, 29 de setembro de 2009, publicada no D.O.U nº 188, de 01 de outubro de 2009, Seção 1, página 19, que aditou a Portaria nº 1.003, de 12 de julho de 1993, publicada no D.O.U de 13 de julho de 1993, ato autorizativo do referido curso. De acordo com a Resolução CNE/CP nº 3/2002: "Art. 4º Os cursos superiores de tecnologia são cursos de graduação, com características especiais, e obedecerão às diretrizes contidas no Parecer CNE/CES 436/2001 e conduzirão à obtenção de diploma de tecnólogo."

Portanto, trata-se de um curso Superior de Tecnologia, com duração de 3 anos (6 semestres) e JAMAIS PODERÁ SER CONFUNDIDO COM BACHARELADO.

Os Critérios para os alunos que já estavam matriculados em setembro de 2009 aderirem ao curso foram estabelecidos na Portaria nº 1, do Conselho de Ensino desta Instituição, disponível no endereço http://www.simonsen.br/cursos/tads/pdf/portaria.pdf

Os alunos com ingresso em 2010 estão matriculados no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Para dirimir quaisquer dúvidas, entre em contato através do "Fale com seu Coordenador"

Diploma dos tecnólogos vale para concurso e pós-graduação

O diploma de graduação dos tecnólogos tem validade para participação de candidatos em concursos públicos de nível superior, em cursos de especialização e de pós-graduação. A garantia é da área de regulação da educação profissional do Ministério da Educação, diante da dúvida, comum entre os graduandos, quanto à validade do documento.

Muitos estudantes optam inicialmente por essa modalidade de ensino em razão da rapidez de ingresso na vida profissional. Voltados para a formação especializada e, consequentemente, para o mercado de trabalho, os cursos superiores de tecnologia representam 16% da oferta de graduação no país. Assim como os egressos de cursos de bacharelado e licenciatura, os tecnólogos recebem diploma de graduação e têm o mesmo direito de fazer cursos de especialização, de mestrado ou de doutorado e participar de concursos públicos. Podem também ingressar em curso de mestrado profissional.

"Não há restrição legal quanto ao tecnólogo fazer pós-graduação", ressalta o coordenador de regulação da educação profissional e tecnológica do MEC, Marcelo Feres. "É preciso ter em mente também que o egresso pode dar continuidade aos estudos, independentemente de títulos acadêmicos."

Os cursos tecnológicos existem no Brasil desde a década de 60 do século passado. Nos últimos anos, a procura aumentou. O número de alunos matriculados cresceu, entre 2002 e 2008, de 81,3 mil para 421 mil, segundo dados do censo da educação superior.

Entre os cursos mais procurados estão os de gastronomia, automação industrial, análise e desenvolvimento de sistemas, radiologia e gestão de recursos humanos. Todos com salários iniciais em torno de R$ 2 mil.

Assessoria de Imprensa da Setec

Portal MEC

Principais Dúvidas

Secretaria de Educação Superior - SESU/Perguntas Freqüentes

Os cursos superiores de tecnologia são de graduação?
Sim, conforme a Resolução CNE/CP 3, de 18 de dezembro de 2002, "os cursos superiores de tecnologia são de graduação, com características especiais, e obedecerão às diretrizes contidas no Parecer CNE/CES 436/2001 e conduzirão à obtenção de diploma de tecnólogo.

Posso concorrer a uma vaga em concursos públicos com diploma de Tecnólogo?

A designação da qualificação do servidor é de autonomia do contratante, contudo, caso a exigência seja de nível superior e/ou graduação, o formado em cursos tecnólogos está apto a prestar o concurso. Ressalte-se a exceção em caso de solicitação específica da formação em licenciatura e/ou bacharelado. Portanto, o fator determinante é o teor do edital de cada concurso no qual estarão discriminados os títulos exigidos.

Posso fazer pós-graduação depois do curso de tecnólogo?

Sim, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB sim, pois o Art. 44, inciso III especifica que os cursos de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, são abertos a candidatos diplomados em curso de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e o edital de seleção dos candidatos.

Portal MEC

Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido!

Rua Ibitiúva, 151 - P.Miguel - Rio de Janeiro - RJ - Cep 21715 400 - Tel: 55(0xx21) 2406 6464